sábado, 4 de fevereiro de 2012

Discurso da Colação de Grau

Discurso Proferido por Dinho Santos em sua Colação de Grau, Como Orador da Turma:

"Meus amigos, formandos do curso de Ciências Naturais – Habilitação em Biologia agradeço por terem confiado a mim a responsabilidade de trazer uma mensagem em nome da turma, tenho a satisfação e a convicção de dizer que fomos uma turma ímpar na história deste Campus e desta Universidade.  Infelizmente alguns dos nossos amigos que também estiveram conosco desde o início, não estão finalizando o curso neste momento. Alguns deles concluirão em breve e outros, por motivos de força maior, estão trilhando caminhos diferentes. Desejo do fundo do coração, que Deus possa abençoá-los sempre!
Interessante... Hoje é dia de festa, de muita alegria e de comemoração. Mas, e amanhã? Como será? Todos nós trilharemos nossos caminhos. Seja qual forem estes caminhos, uma coisa é certa, deveremos ter a consciência de que a sociedade espera alguma coisa de cada um de nós. Devemos ter a convicção de retribuir o nosso aprendizado. Mas, como? Agindo tal e qual juramos o nosso caráter manda! Honrando os ensinamentos que recebemos; cooperando para o desenvolvimento da Biologia... Seja como Professores de Biologia ou Biólogos Pesquisadores....
Temos a oportunidade e a competência necessárias para fazermos muito pela educação, pelo nosso meio ambiente, pelo Brasil e Pelo Mundo. Não se deixem satisfazer por pouco... Busquem sempre mais... Mas não somente para si; não sejam gananciosos, lembrem-se que podemos ajudar a muitos, sem prejudicarmos nossos ideais! Tenham sempre a mente aberta para mudanças e inovações e não se deixem abater pelo desânimo e o pessimismo de muitos que encontraremos nesse novo caminho.
Toda vez que alguém elogiar vocês... Agradeçam, mas não se achem os melhores. Não serão os empregos que teremos que nos farão melhores pessoas. Muito menos o dinheiro. Serão nossas atitudes e nossos exemplos que farão de nós relevantes à sociedade. Devemos buscar através da humildade o reconhecimento e a através do acerto a competência. Devemos buscar sempre o conhecimento.
Quão raro (ou impossível) é encontrar alguém que chora e lamenta antes de cometer um erro.  Se tal comportamento fosse comum, muitos fracassos seriam evitados... Muitas lágrimas nem sequer existiriam.
Mas, como a velha máxima ensina, “Erros fazem parte do aprendizado...”
Mas aprender o que?  Já paramos pra pensar no que realmente aprendemos com nosso erro mais recente? De nada adianta dizer “Errar é humano” se nós não nos fazemos humanos o suficiente para aprender com esse erro, caso o contrário, é apenas mais uma desculpa para cometer um novo... Só que dessa vez, respaldado! Já dizia um velho ensinamento oriental.
 “Conhecer-se é dominar-se. Dominar-se é triunfar” Mas diria algo além: Reconhecer-se é o verdadeiro aprendizado. E aprender é triunfar!
Esta nossa realização nos faz, dentre muitas coisas, tomar coragem de reconhecer e assumir falhas. Às vezes nos fechamos em nossas lutas individuais e acabamos não dando a devida atenção àqueles que nos destinaram importância. Por isso reconhecemos aqui nossas falhas, assumimos e, principalmente, pedimos a todos que possamos ter magoado ao longo dessa caminhada que perdoem nossos erros.
Hoje é dia de agradecimentos. Primeiro a Ele, o maior dos Mestres, nosso Grandioso Deus, pela vida e por sua constante ajuda em cada instante. E depois não há segundos ou terceiros. Temos companheiros constantes. Seres especiais que contribuíram imensamente conosco: Pais e Mães e Amigos! Tentar encontrar as palavras necessárias para expressar todo o sentimento de gratidão e admiração por tudo o que vocês já fizeram por nós é humanamente impossível. Contudo sabemos que vocês nos entendem como ninguém e com um simples obrigado, um "valeu" e um olhar de gratidão, já poderíamos dizer-lhes muito obrigado pela força que nos deram. Muitos de vocês hoje veem um sonho concretizado, vocês também estão sentados naquelas cadeiras. Vocês estão ali, refletidos nos sonhos de cada um de nós, não teríamos como lhes recompensar por isto. Faltam-nos palavras nesse momento. Então simplificaremos: Pai e Mãe, Amigos, muito obrigado, valeu, amamos vocês da forma mais verdadeira!
Nossos mestres queridos que também sofreram por nossa causa, mas que tanto nos fizeram sofrer. Ainda bem. Aprendemos para a vida. Obrigado a vocês que foram mais que professores. Foram Mestres. Assumiram seus papéis de construtores do conhecimento e colaboraram conosco para além de nossa vida acadêmica.
Nós sabemos a que portos queremos chegar. Nós faremos a hora e não esperaremos acontecer. Por isso os ventos nos serão favoráveis. A partir de amanhã nos lançaremos às novas batalhas e, com certeza, a novas vitórias. Peço a todos que, quando virem o céu estrelado, que lembrem-se: Lá estamos nós. Quando estiverem frente a um grande desafio, lembrem que juntos podemos vencer... Por que Juntos, nos formamos!"

“Não sejas o de hoje, Não suspires por ontem... Não queiras ser o de amanhã. Faze-te sem limites no tempo. Vê a tua vida em todas as origens. Em todas as existências. Em todas as mortes. E sabe que serás assim para sempre. Não queiras marcar a tua passagem. Ela prossegue. É a passagem que se continua. É a tua eternidade... É a eternidade, És tu. Somos nós."  Cecília Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário